Boletins

Família Feliz

A família é nosso bem mais precioso. Fazemos de tudo para que ela seja feliz. Queremos dar o melhor para ela.

 “Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos Seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem. Tua esposa, no interior da tua casa, será como videira frutífera; teus filhos, como rebentos de oliveira, à roda da tua mesa. Eis como será abençoado o homem que teme ao Senhor! O Senhor te abençoe desde Sião, para que vejas a prosperidade de Jerusalém durante os dias da tua vida, vejas os filhos dos teus filhos. Paz sobre Israel!” (Salmo 128)

Foi o próprio Deus quem criou a família. Na gênese da nossa existência, Ele criou o homem e a mulher e ordenou: sejam felizes! Nós temos uma necessidade natural de companhia, de troca de afeições e de viver em sociedade. E essa carência, Deus supriu ao instituir a família. Com a chegada dos filhos, o círculo sagrado ficou completo. Pai, mãe e filhos, vivendo sob um mesmo teto, com os mesmos sonhos, buscando os mesmos objetivos, é o cenário perfeito da felicidade.

A Bíblia afirma que devemos guardar o coração, “porque dele procedem as fontes da vida”. Isso indica que a origem das coisas está no coração. A família é o coração da sociedade. A família é a origem da sociedade. Então devemos guardar a família, pois dela procede a formação da sociedade, da nação. E quando paramos para avaliar a situação do nosso país, da nossa sociedade, dos nossos líderes políticos, ficamos tristes, pois vemos neles algo que não deveria existir. Qual a origem da crise moral que assola nossa sociedade? Será que podemos identificar a razão?

Poderíamos passar muito tempo aqui falando das tragédias acontecidas em famílias da nossa sociedade. Quase todos os dias, ouvimos ou lemos de filhos que se voltam contra os pais, ou de pais que abandonam os filhos. Roubos, assassinatos, traições, revoltas e tantas outras situações desagradáveis provam que as famílias, de modo geral, estão desmoronando. Mas também preocupa, tanto quanto a violência explícita, a crise moral, a crise de caráter crônica que assola nossa sociedade. A desonestidade, o lucro a qualquer custo, a mentira e a imoralidade estão contaminando nossos conceitos a ponto de não nos importarmos mais com isso. Parece normal.

Não é possível ser realmente feliz longe de Deus. Podemos até acreditar que Ele existe, que é poderoso a ponto de nos proteger; mas se Ele não fizer parte da nossa família, nossa crença não trará nenhum resultado positivo para nós. É preciso ter uma relação de amizade com Deus. É preciso ser íntimo de Deus, conhecê-lO, a ponto de confiarmos inteiramente nEle. Se você ama sua família, e eu sei que ama, preocupe-se com que Deus faça parte da sua família. “E como posso fazer isso?”, você pergunta.

Primeiro, você precisa conhecer Deus, precisa saber como Ele é, o que Ele pensa e como age. E não existe nada melhor para conhecer Deus do que a Bíblia. Encontramos Deus em todas as suas páginas. Ao ler a Bíblia, descobrimos que Deus é amor. Diferente do conceito popular de um velho carrancudo, de barbas longas e olhar severo, esperando a primeira falha sua para castigá-lo, encontramos na Bíblia um Pai Amoroso e perdoador, pronto a nos adotar como filhos. E a maior prova de Seu amor é que Ele veio a este mundo cheio de miséria para viver entre nós e nos revelar Seu caráter, a ponto de Se sacrificar por mim e por você. “Mas Deus prova Seu amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5:8). Esse amor manifestado em dar-Se para morrer por Sua criação é algo fantástico, até mesmo incompreensível para nossa mente finita. O que nos resta é aceitar esse amor, esse carinho, e nos dedicar completamente a Ele. “Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: Um morreu por todos; logo todos morreram” (2 Coríntios 5:14).

Quando Jesus fizer parte da sua vida, sua família sentirá uma agradável influência e será contagiada também. Então será o momento de fazê-la conhecer esse Deus maravilhoso que já faz parte da sua vida. Separe momentos do seu dia para estar com eles. Talvez você tenha que reorganizar sua agenda, seus compromissos, para achar um tempinho com esse propósito. Mesmo que seja difícil, não desista. A felicidade da sua família deve ser prioridade. Estudar a Bíblia juntos, orar em família, estabelecer a comunhão com Deus deve ser seu objetivo número um.

O apóstolo Paulo, grande pregador e escritor do Novo Testamento, certa vez elogiou um jovem chamado Timóteo por seu caráter nobre, por ser um jovem dedicado e honrado. Ele admirava as qualidades do rapaz, e sabia que teria muito sucesso. Paulo conhecia a vida de Timóteo; também conhecia a família dele, e sabia que as virtudes vinham da sua casa, da sua família. “Pela recordação que guardo da tua fé sem fingimento, a mesma que primeiramente habitou em tua avó Loide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também em ti” (2 Timóteo 1:5). O ambiente cristão existente na casa de Timóteo favoreceu a formação de um caráter nobre no rapaz. A religião vivida pelos seus pais o influenciou para a utilidade na vida adulta. Além disso, percebe-se que a vida familiar de Timóteo era harmoniosa e feliz.

Sonhamos com a felicidade e acordamos com a realidade. Sofremos decepções e tristezas, inclusive na nossa família. Nossa vida não é a que planejamos. Parece que tudo está dando errado. E essa pandemia está alterando totalmente nossa rotina familiar. Talvez até trazendo dissenções e separações. Quero dizer para você que, enquanto estivermos neste mundo, teremos aflições. Mas quando você for amigo íntimo de Deus, quando nossos filhos forem amigos de Deus, quando levarmos nossa família até Deus, então as provas e dificuldades serão superadas pelo poder que Ele nos dá. E Jesus nos fez uma promessa muito especial: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em Mim. Na casa de Meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, Eu vos teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando Eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para Mim mesmo, para que onde Eu estiver estejais vós também” (João 14:1-3).

A família é nosso bem mais precioso. Fazemos de tudo para que ela seja feliz. Queremos dar o melhor para ela. E Jesus nos oferece o que Ele tem de melhor: oferece Sua vida, pois Ele já morreu por você também e agora oferece o Céu, um lugar para você viver feliz com sua família. Não perca essa oferta tão preciosa. Mantenha comunhão com Deus e ajude a levar sua família para esse lugar maravilhoso.

“Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos Seus caminhos.” Deus abençoe você e sua família. Amém.