Governo de Classe
Suporte para professores conquistarem a atenção dos alunos.
Uma forma de conquistar a disciplina de forma tranquila a fim de conquistar um ambiente favorável ao ensino.
Quem não quer ter alunos participativos, obedientes, respeitosos e amigáveis? No entanto, em muitas salas da ESIR a realidade é mais dura do que gostaríamos. Muitas crianças vêm de lares problemáticos e crescem entregues a si mesmas. Grande parte delas é educada pelas creches e escolas, onde a fé em Deus e a submissão a seus mandamentos é ignorada, quando não combatida. A filosofia humanista e socialista permeia o sistema educacional público e privado, com raras exceções. Maus tratos, maus exemplos, indiferença, doutrinação ocultista e ateísta através de brinquedos e da mídia, superestimulação da mente pelos aparelhos eletrônicos: esses são apenas alguns dos ataques dirigidos às crianças em nosso tempo. Portanto, não é por acaso que elas estão cada vez mais inquietas e indisciplinadas: elas stão cercadas por todos os lados!
Precisamos agir em favor delas e a ESIR, para grande parte das crianças que a frequentam, pode ser a única chance de terem contato com a salvação em Jesus e, portanto, de mudarem o rumo de suas vidas. No entanto, o esforço da equipe pode ser muito prejudicado, quando não totalmente perdido, se a aula for tumultuada. Nossos professores têm enfrentado cada vez mais esse tipo de problema, especialmente os que atendem projetos sociais cujas crianças não estão acostumadas ao ambiente reverente da igreja. Mas mesmo agitadas e irreverentes, essas crianças foram compradas com o sangue de Cristo e são valiosas demais para Ele. Por isso, valem o investimento em paciência e amor. Muitos professores, cientes disso, procuram mostrar a bondade e paciência de Cristo para com as crianças. No entando, ainda assim, muitas vezes mesmo professores experientes se vêem em apuros em sua aula, o que mostra a necessidade de algum recurso a mais para tornar o ambiente favorável a seu trabalho.
E é para suprir essa necessidade que apresentamos à comunidade da ESIR o projeto Governo de Classe, Ele traz uma ferramenta utilizada há anos pela Educação por Princípios, um jeito de educar que coloca a Palavra de Deus no centro do ensino. Adotado com êxito por duas de nossas escolas, foi testado também nas reuniões infantis da Conferência Geral onde mostrou bons resultados. Transformado agora em projeto para a ESIR, esperamos que seja uma ferramenta eficaz nas mãos de nossos professores e que traga grandes bênçãos para toda a igreja. Entre as propostas do projeto, destacamos: a definição bíblica de autoridade e a indicação do professor como autoridade na sala; as regras como proteção para a liberdade, a propriedade e a vida; a elababoração ca constituição da classe e o compromisso de observá-la.
Devido às férias escolares e aos feriados carnavalescos, muitas das igrejas enfrentam desfalque da presença de alunos e professores desde o início do ano. Portanto, o momento mais adequado para sua implantação é logo depois do Carnaval, quando a frequência na ESIR tende a estabilizar. Embora seja possível adotar o Governo de Classe ao longo do ano, ele será realmente útil se for instituido antes de outros projetos, já que permitirá um melhor aproveitamento de destes. São apenas dez minutos (no máximo) por sábado, sem necessidade de grandes preparativos e investimentos e com resultados extremamente preciosos.
Alguém pode estar se perguntando: "Isso funciona mesmo? Será que as crianças vão entender e aceitar as regras? O que fazer se elas se rebelarem? Como resposta a essas perguntas, podemos apresentar o testemunho da irmã Claudeth Gomes, autora do projeto para a ESIR, que adotou o Governo de Classe em sua escola com mais de trezentos alunos há nove anos e que nunca teve um caso de recusa das regras. É claro que haverá desobediência, especialmente no início, mas o próprio projeto prevê isso e instrui os professores a reagir adequadamente. E, embora a desobediência esteja prevista, sua ocorrência e intensidade ternderá a diminuir consideravelmente.
Por fim, é importante salientar que, como tudo na ESIR, este projeto deve ser acompanhado de muita oração, pois só o Espírito de Deus pode dar um coração submisso à vontade do Senhor tanto para as crianças quanto para a equipe de trabalho. Que Ele acompanhe cada um que se esmera no trabalho pelas crianças.
Clique AQUI e baixe o guia para implantação do projeto.
E AQUI para baixar todas as figuras do projeto, podendo assim dimensioná-las como desejar.