O propósito e a mensagem da Escola Sabatina
Mensagem do diretor do Depto de Escola Sabatina da Conferência Geral
Prezados irmãos de todo o mundo,
Saudações cristãs com as seguintes palavras da Inspiração:
O propósito
“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” Provérbios 22, 6.
“Tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé; se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo.” Romanos 12: 6, 7.
Dirigimo-nos a todos os nossos irmãos envolvidos na missão da Escola Sabatina – professores, superintendentes, ministros, anciãos, obreiros bíblicos, estudantes adultos, pais, jovens e crianças.
Está provado que a Escola Sabatina é uma das instrumentalidades mais importantes para educar a igreja em diferentes linhas, como conhecimento do plano da salvação, estudo da Bíblia, realização de trabalho missionário, e assim por diante.
Há espaço para muito melhoramento na maneira como conduzimos nossa Escola Sabatina em diferentes partes do mundo, e, sem dúvida, parece que frequentemente estamos apenas seguindo um sistema rotineiro.
Em muitos casos, gasta-se muito tempo no estudo da recapitulação e o tempo para o estudo da lição do dia fica muito reduzido. A recapitulação deve ser apenas um elo entre a lição anterior e a do dia. Não devemos gastar mais que cinco minutos com a recapitulação. Em alguns lugares, já não passam a recapitulação.
Outra área muito importante que necessita melhorar é a maneira como nossos professores desempenham sua atividade.
Nossos professores devem estudar a lição de maneira mais profunda que os alunos. Necessitam ter um conhecimento muito mais amplo dos assuntos apresentados na lição – utilizando a Bíblia, o Espírito de Profecia, Geografia Bíblica, e outros recursos pertinentes com informações relacionadas aos tópicos considerados. Em outras palavras, o professor necessita estar muito bem familiarizado com os assuntos da lição.
“O estudante da Escola Sabatina deve sentir tão integral fervor para tornar-se inteligente no conhecimento das Escrituras como em destacar-se no estudo das ciências. Se um deve ser negligenciado, sejam as lições dos seis dias. A exortação de nosso Salvador deve ser religiosamente considerada por todo homem, mulher e criança que professa Seu nome. Os professores da Escola Sabatina têm no ensino da lição da Escola Sabatina um campo missionário que lhes foi dado, não para como papagaios repetirem o que não se deram ao trabalho de entender.” Conselhos sobre Escola Sabatina, p. 19.
Acima de tudo, Cristo e o Plano da Salvação devem ocupar o centro de toda lição. Os estudantes necessitam conhecer Cristo e o Seu sacrifício em favor dos pecadores – e muito desse conhecimento depende da atuação dos professores. Além disso, o professor deve se relacionar com os alunos, já que ele tem influência modeladora na classe para ganhar a confiança dos estudantes.
Pelo menos uma vez por mês seria ótimo se os professores se reunissem para discutir métodos melhores para apresentar a Palavra de Deus aos alunos promovendo um estudo bíblico mais sólido, focalizando o conhecimento mais profundo e a reflexão pessoal sobre a Palavra de Deus.
Outro ponto que necessita mais atenção em nossas escolas sabatinas são nossos visitantes que necessitam ser acolhidos e sentirem que são bem-vindos em nossas classes de estudo da lição. Precisamos fornecer lições físicas e em formato digital aos visitantes.
Está provado que a religião é estática e dinâmica. Em relação aos princípios bíblicos, esses são imutáveis. Entretanto, nossos métodos de ensino e de apresentação da verdade devem ser melhorados constantemente. Nos escritos de Ellen White há muitas instruções que necessitam ser conhecidas e aplicadas por nossos professores. Aproveitemos essas instruções inspiradas para tornar a Escola Sabatina mais dinâmica e atrativa.
“Necessitam-se homens que orem a Deus pedindo sabedoria, e que, sob a guia de Deus, introduzam nova vida nos velhos métodos de trabalho e possam imaginar novos planos e novos métodos para despertar o interesse dos membros da igreja e alcançar os homens e mulheres do mundo.” Manuscrito 117, 1907. Beneficência Social, p. 96.
A mensagem
“Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé.” Habacuque 2:4.
“A Escola Sabatina deve ser um lugar em que se busquem as joias da verdade, libertando-as dos erros que a cercam e colocando-as no seu verdadeiro lugar na estrutura do evangelho. As preciosas gemas da verdade, há muito perdidas de vista, devem agora ser restituídas aos filhos de Deus. Os temas da justificação pela fé e da justiça de Cristo devem ser apresentados em nossas escolas, a fim de que os jovens e as crianças compreendam esses assuntos e os professores e alunos aprendam o caminho da salvação. Santos e eternos princípios ligados ao plano da salvação, antes olvidados, devem retomar seu lugar de importância aparecendo em sua luz celeste e dissipando a escuridão moral que envolve o mundo.” Conselhos sobre a Escola Sabatina, pp. 12, 13.
No último trimestre de 2021 e no primeiro de 2022, estamos estudando as cartas de Paulo aos crentes da Galácia e de Roma.
O tema central dessas duas cartas está resumido em Romanos 1:16, 17. “
Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.”
No texto citado acima, Ellen White afirma que esses temas “devem ser apresentados em nossas escolas, a fim de que os jovens e as crianças compreendam esses assuntos.” Antes que as crianças e jovens possam ter uma compreensão clara do Evangelho, é lógico que todos os ministros, anciãos, professores da Escola Sabatina e todos os oficiais da igreja devem ter uma compreensão muito mais profunda dessa “preciosíssima mensagem”. Testemunhos para Ministros, p. 91.
Recomendamos a todos os nossos irmãos de todo o mundo que estudem atentamente e com muita oração os assuntos mencionados e implorando a direção do Espírito Santo, de modo que essas verdades essenciais a nossa salvação sejam bem compreendidas e ensinadas aos estudantes da Escola Sabatina, membros da igreja e visitantes.
“Esta é a mensagem que Deus manda proclamar ao mundo. É a terceira mensagem angélica que deve ser proclamada com alto clamor e regada com o derramamento de Seu Espírito Santo em grande medida.” Testemunhos para Ministros, p. 92.
Oramos para que Deus abençoe ricamente o Seu povo com o conhecimento dessas verdades essenciais.
Cordialmente, em Jesus Cristo,
Seu irmão na bendita esperança.
Pastor Davi Paes Silva.
Departamental da Escola Sabatina da Conferência Geral dos Adventistas do 7º Dia Movimento de Reforma