CONHEÇA MELHOR A ESIR - Parte 1

Entenda o que é a ESIR, sua missão, visão e valores

DE f

DEFININDO A ESIR

O espaço onde as crianças são atendidas na igreja, aos sábados, foi conhecido durante muito tempo como a “escolinha”, um termo carinhoso que indica as crianças como público alvo. No entanto, ele não traz nenhuma indicação do que constitui essa escola, do que se ensina, nem da filosofia que a orienta. O nome Escola Sabatina Infantil Reformista visa identificar melhor essa área de trabalho tão importante para a igreja. Assim temos: 

Escola - lugar onde se ensina;

Sabatina - dia da aula (indica a crença no sábado como dia do Senhor);

Infantil - direcionada às crianças e juvenis (0 a 12 anos);

Reformista - identidade religiosa.

O conteúdo estudado fica implícito na palavra reformista (que indica um conjunto de crenças específicas e peculiares, mas que estão plenamente baseadas na Palavra de Deus).

A sigla ESIR simplifica o termo Escola Sabatina Infantil Reformista, ao mesmo tempo que amplia o entendimento da função dessa escola dentro da missão da Igreja. 

 Vamos estudar a logo.

Se a dividirmos em duas partes (ES + IR) encontramos um resumo da própria missão da ESIR: as crianças e juvenis vão à ESIR para EStudar a Palavra de Deus (encontrando o caminho da salvação para si mesma) e prepara-se para IR em busca dos perdidos.

 

Observando um pouco mais, vemos que a sigla está apoiada sobre um livro. Não é um livro qualquer: é a Palavra de Deus, o alicerce inalterável da ESIR. 

 

 

Já a função da chama acima da letra I, tem múltiplos sentidos.

 

Ela indica que a ESIR é um lugar onde:

 

 

1. a Palavra de Deus brilha no coração dos estudantes, expulsando as trevas do pecado;

2. a presença do Espírito Santo é buscada e sentida; 

3. o coração arde de alegria ao descobrir as verdades do Senhor;

4. a alma se enche de fervor e amor a Deus e a seu semelhante.

 

A chama sobre o IR também relembra a missão de iluminar o mundo, de erguer bem alto a tocha da verdade, de cumprir a Grande Comissão.

Finalmente, a letra R, de reformista, é de suma importância para esclarer e fixar a identidade, tanto para os alunos quanto para os líderes dessa escola. As crianças precisam saber a que povo pertencem, quais as suas crenças e valores, além da história desse povo e da missão para a qual foi chamado.

A identidade reformista também nos ajuda a lembrar que somos um povo peculiar, com alimentação, vestuário, músicas, conversas, diversões diferentes do mundo e de outras comunidades religiosas. Por isso, tudo o que acontece dentro da ESIR deve ser coerente com a identidade reformista. 

Agora, vamos conhecer a missão, a visão e os valores que orientam o trabalho na ESIR.

 

MISSÃO

De forma condensada a missão da ESIR é:

Apoiar os pais e a igreja na evangelização e discipulado das crianças.

Levando em conta que:

Evangelizar: é levar o conhecimento da salvação em Cristo Jesus, proporcionando oportunidades para uma experiência de conversão e novo nascimento.

Discipular: é ensinar a viver com uma mente cristã, instruindo no conhecimento da Palavra de Deus, tendo em vista um compromisso de serviço para o Mestre na evangelização do mundo.

 

VISÃO

Cada ESIR deve ser reconhecida por prestar um serviço organizado, eficiente e fervoroso na evangelização e discipulado das crianças.

 

OS VALORES

1. As crianças são criaturas de Deus, pecadoras, e precisam de uma experiência de conversão para escaparem da condenação eterna.

2. As crianças foram compradas com o sangue de Jesus e, portanto, são de valor incalculável para o Salvador. Assim, nada é custoso demais para levá-las a Cristo.

3. As Escrituras devem ocupar o centro do ensino e todos os procedimentos devem ser avaliados à luz da Bíblia.

4. As crianças precisam ser preparadas para servir à obra do Senhor desde que são pequenas e quando forem adultas também.

5. O trabalho deve ser feito na dependência do Espírito de Deus.

6. Todos os procedimentos devem ser compatíveis com a identidade reformista.

7. O trabalho deve ser feito com muita ordem e cuidadoso planejamento.

8. A alegria, o carinho, a bondade, a paciência e demais virtudes cristãs devem ser marcas registradas de cada realização dentro da ESIR.

 

RECURSOS DA ESIR

O principal recurso de ensino é a Palavra de Deus, exposta de maneira a ser entendida pelas crianças e a despertar nelas amor e admiração pelo Livro Sagrado. Nos lares, os pais têm também o recurso das lições das crianças, que formam o currículo do programa de ensino. Na ESIR, os professores podem contar com o apoio dos manuais do professor, disponibilizados trimestralmente pelo Ministério Infantil Reformistas Kids. Ele é preparado para facilitar o trabalho dos professores, servindo-lhes de guia e são oferecidos nas seguintes modalidades: : Maternal (de 0 a 3 anos); Tesouros Infantis (de 4 a 8 anos) e Pequeno Pesquisador (de 9 a 12). As igrejas devem encomendá-los em suas associações ou baixá-los nos grupos de professores no Whatsapp e Facebook. Nesses grupos também é possível encontrar muitas sugestões e ideias de recursos visuais, cânticos, projetos especiais, experiências, etc. Este site, uniaosul.org.br, também tem vários artigos úteis ao trabalho da ESIR.

Se você é um professor ou uma professora da ESIR, quer dizer que você foi chamado para servir às crianças dentro dos moldes expostos acima. Deus o escolheu para isso e espera que você seja fiel. Como retribuição à sua fidelidade e dedicação, Ele tem reservado a você inúmeras bênçãos e uma satisfação que dinheiro algum pode trazer: a alegria de cooperar com Ele na salvação de almas, as preciosas almas das crianças e o enorme prazer de prestar um serviço voluntário ao Senhor, fruto de um coração agradecido. Com certeza as dificuldades surgirão, mas os resultados recompensam qualquer esforço.

O Senhor está com você. Conte também com o apoio do Ministério Infantil Reformistas Kids.

 

Sara Gonçalves Devai

Ministério Infantil Reformistas Kids da União Sul